Dia de Santa Cecília

 Dia do Músico



22 de Novembro celebramos a vida de Santa Cecília, padroeira dos Músicos!

Uma catequista uma vez me disse que as datas comemorativas e feriados tem uma razão e devem nos fazer refletir sobre o dia festejado. Então, escrevi umas linhas sobre esse dia do músico!
.
“O homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata”

Não dá pra ser feliz, como diria Gonzaguinha. 
.
Sempre que me refiro ao sonho me refiro ao meu trabalho. 
Ser músico é ser trabalhador. E esse trabalho é vida, ao contrário do que muitos dizem.
E também é ser sonhador. O sonho de viver do ofício ao qual dediquei boa parte da minha vida.

Ser músico é ser trabalhador!
Nos teatros, nas procissões, nos circos, nas lives, nos shows, nas igrejas, nas aulas...
Música é trabalho!

Se nós, musicistas, enquanto classe, tivéssemos consciência de que música é trabalho, duro, suado, sofrido, as coisas poderiam mudar. Mas muitos ainda vivem no mundo do romance, da paixão. 

As coisas parecem retomar o seu lugar aos poucos, e vocês já devem ter percebido que, mesmo com tudo o que passamos, aquele desejo que sairíamos melhores depois da pandemia era conversa fiada, né? No nosso caso, os cachês estão iguais ou piores do que antes, as condições piores do que antes.

Com a pandemia, os românticos tomaram o murro na cara da realidade; bem direto no queixo. Muitos tiveram que largar o sonho...

Ainda temos que aturar músicos que apoiam ações e políticas que vão contra sua própria classe. Que fase!

Ser músico é ser sonhador.

A música mexe com a gente. Às vezes a gente não sabe como, mas mexe!
Exprime coisas que as palavras não conseguem. Mas nós podemos mais; devemos querer mais. 

Sem o seu trabalho se morre; quantos morreram no ideal, no sonho, na esperança e na realidade.

Sem o seu trabalho se mata; quantos querem matar o sonho do outro por não conseguir viver seu próprio sonho?
Músico é vagabundo; 
Músico é vida fácil; 
Ih! Tá se sentindo, hein?
“Pra quê banda? Banda pra mim é merda!”

É sempre a mesma conversa em torno do lobo do homem.

Música é trabalho e é sonho. 
Então:
“É o que eu digo e falo, 
Não suponho:
Sou milionário do sonho!”

Vamos sonhar!

Comentários