Oi! Tem um minuto??
Durante os dias 23 e 27 de Janeiro realizamos aqui em Miguel Couto/ Nova Iguaçu - RJ uma colônia de férias diferente...
Convoquei alguns alunos e alunas e seus colegas para fazer uma semana intensiva de aulas. Foi um evento teste e o resultado foi muito bom!
O evento foi realizado no salão da comunidade Nossa Senhora das Graças. Tivemos três baterias à disposição e alguns recursos pedagógicos a mais.
A ideia geral foi a de proporcionar uma versão expressa do conteúdo inicial básico que é trabalhado com os alunos e alunas nas aulas semanais regulares, além de explorar o trabalho em equipe para superação de pequenos desafios.
Dia 1
Chuva! Muita chuva...
Trabalhamos a noção de pulso e tempo contando compassos com 4 tempos e utilizando o metrônomo e músicas da nossa playlist. Para fixação utilizamos a dinâmica com balões de festa. Para o controle das baquetas utilizamos três conjuntos de baqueteamento e a aplicação posterior na bateria.
Dia 2
Avançando um pouco mais, começamos a dividir os tempos em 4 partes utilizando o método Tiquetaque. Ou seja, condução com semicolcheias.
Dia 3
Dia do Rock!
Para fixação das semicolcheias, utilizamos instrumentos diversos de percussão em formato de jogo.
Dia 4
Que criança resiste a uma brincadeira em formato de jogo?
Fizemos o uso de copos para um jogo envolvendo ritmo, coordenação e cooperação. Também reforçamos as músicas para ser tocadas em trio para a apresentação do último dia!
Dia 5
Último dia...
Em cada um dos dias anteriores nossos bateristas tinham que responder a um desafio que, a cada dia seria diferente, e seria gravado. Ou seja, eles tinham que tocar o que ouviram da forma mais próxima ao original possível. No quinto dia fizemos uma banda de percussão utilizando como base uma marcha e utilizando um dos desafios como variação.
Também fizemos a audição final, em que eles puderam tocar em trio junto com as músicas trabalhadas.
Ah! Teve até certificado 😉
O resultado final foi extremamente positivo, e certamente teremos mais semanas da bateria nos próximos anos.
Agradeço aos pais e mães, à comunidade N. Sra. das Graças, e a criançada que me ensinou bastante.
Muito Obrigado!
Comentários
Postar um comentário